Ao longo dos anos, a fotografia se expandiu enquanto profissão, arte e serviço. Uma história de muitas conquistas que completam 179 anos. A fotografia teve por percursores grandes estudiosos, inventores e empresários que foram capazes de criar, aprimorar e tornar acessível a todos nós essa ferramenta hoje indispensável: a câmera fotográfica. E quem diria que aquelas máquinas fotográficas, primitivas e limitadas iriam se transformar em um pequeno software disponível em qualquer aparelho celular!
Junto com a evolução do aparelho de fotografia, evoluiu também seu uso e significado. Deixou de ser apenas uma forma de guardar uma recordação especial para tornar-se um meio de comunicação. Os profissionais também se aprimoraram nessa função, trouxeram usos e tipos cada vez mais inéditos e notáveis. Amantes da fotografia concordam comigo quando digo que fotografar é um aprendizado eterno e ao mesmo tempo extremante apaixonante, viciante.
Mas qual a diferença entre os diferentes tipos de fotografia?
Fotografia social – o registro de emoções
Fotografar casamentos, aniversários, formaturas ou qualquer outro evento social é também um trabalho específico do ramo fotográfico e oferece grandes desafios profissionais. Antigamente buscava-se apenas o registro do momento, mas hoje o desafio é registrar as emoções, a lágrima, o amor, o encanto de crianças, a comédia. É como se o fotógrafo estivesse no evento sem ser percebido. O espontâneo, para mim é a marca mais importante do registro. Mas claro, cada profissional pode ter seu próprio método e visão do trabalho.
Separei os registros mais marcantes do meu trabalho. Quer ver? Clique em Galeria e escolha a categoria que quiser.
Fotografia documental - Um dia para guardar na memória da família
Como fã desse tipo de fotografia, já expliquei sobre O que é fotografia documental aqui no blog. Esse trabalho é profundo e tem uma função social muito importante. Ela conta uma história, capta os momentos exatamente quando acontecem, sem preparos prévios. Existem profissionais que trabalham fotografia documental de forma complexa desenvolvendo temas como: desmatamento, desigualdade, violência. Mas eu tenho me inspirado na rotina familiar e neste registro histórico do momento familiar. Basicamente, a fotografia documental é contar uma história usando a fotografia.
Fotografia artística - criatividade e técnica
Fotografia é uma arte. Mas nem toda foto é artística. Aí que está o grande diferencial deste tipo de fotografia. Esse segmento é livre na criatividade e ousadia ainda assim respeita a qualidade de uma boa composição, iluminação e direção. A fotografia artística quer registar uma visão subjetiva, abstrata a partir da visão do autor, no caso, o fotógrafo. Ao contrário dos outros tipos citados, a foto artística precisa ser pensada, planejada e revelar um certo domínio da atividade.
Além desses tipos de fotografia ainda tem a fotojornalismo, deixarei para explicar melhor esse tipo de trabalho fotográfico em outro post. Vale a pena acompanhar as novidades aqui no blog e favorite a página!