Não se assustem com o título, vocês vão entender porque fotografar em um dia nublado pode ser incrível
Sempre escuto dos clientes: “Ah, quero fotografar em dia um de céu azul!”
Sim, eu entendo e também acho lindo. Quando o tempo, o clima e a agenda dos envolvidos permitem, só nos resta agradecer e curtir a sessão fotográfica no calor do astro rei.
Mas, e quando não dá? Nada de desespero, porque é certo que há muita beleza nos dias nublados, que aliás sempre me agradam.
Me inspirei e listei aqui uma série devantagens de fotografar em um dia nublado.
- Sabe aquele dia que ficou nublado e por sorte o Sol deu as caras no final? É sempre aquele dia de pôr-do-sol memorável e colorido.
O mesmo acontece no nascer do sol. Vou usar de exemplo esse ensaio:
Esse dia a previsão prometia muita nebulosidade e até um pouco de chuva no restante do dia. O que poderia parecer ruim foi uma dádiva, nos dando esse belíssimo nascer do sol entre nuvens. (confira as outras fotos deste ensaio aqui)
Há também outro benefício: luz mais suave. Sabe aqueles aparatos que todo estúdio fotográfico tem, que são espécies de “caixas de luz”, tecnicamente chamados de hazy lights ou soft boxes?! Eles fazem o mesmo papel de uma nuvem em frente ao sol num dia nublado. É ela que deixa a luz mais suave, deixando a pele do fotografado mais bonita.
Você acha que acabou por aí?
Afirmo e reafirmo: fotografar em dias de sol não é mil maravilhas, como muitos pensam ser. Por exemplo, em dias nublados a temperatura é mais amena. Em compensação, o sol eleva e muito o calor.
Ah, se estamos no clima subtropical de Floripa e no inverno, um solzinho é ótimo para aquecer, é verdade... Mas se estamos na tropical Macapá, a exposição ao sol dependendo do horário pode ser bastante danosa e desconfortável.
Além disso, um dos problemas do sol é a luz dura, que realça as imperfeições da pele. Há também limitação de horário das fotos, seja pelo calor excessivo, seja pela potência da luz. É por isso que prefere-se os ensaios sempre ao amanhecer ou ao entardecer. Quando a luz está mais baixa no horizonte, temos uma potência menor e um céu mais colorido.
Já se o dia estiver nublado pode-se usar toda a extensão do dia que a luz não mudará tanto.
Confira alguns exemplos de ensaios em dias nublados:
Fernando e Fernanda fizeram o ensaio prewedding num final de semana nebuloso em Floripa.
Mariana e Bruno na Lagoa da Conceição, em Florianópolis,
Priscila e Leandro em ensaio de casamento na praia do Estaleirinho em Balneário Camboriú, Santa Catarina.
Thaisa em ensaio gestante na praia do Novo Campeche
E aí, o que achou das dicas? Você também fotografou em um dia nublado? Compartilha comigo.